quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Koryo Sooji Chim

Koryo Sooji Chim (Acupuntura Koreana da Mão) foi descoberto em 1971 pelo Dr. Tae Woo Yoo, presidente do Instituto de Terapia Koryo Sooji. Após 5 anos de pesquisa, foi publicada a primeira edição.
Suas pesquisas mapearam 14 meridianos e 345 pontos de acupuntura nas mãos. A arte de Koryo Sooji Chim é um testemunho palpável de que as mãos representam um micro-sistema do corpo, sua teoria está baseada na mesma teoria da Acupuntura Clássica Chinesa em sua terapia e tratamento.
A teoria do Koryo Sooji Chim baseia-se no fato de que as mãos representam um microcosmo do corpo inteiro (macrocosmo). As funções do corpo humano podem ser controladas estimulando-se os pontos de correspondência em nossas mãos.
Se tiver uma dor ou um problema em algum lugar do corpo, pode-se encontrar de igual modo um ponto sensível na mão. Estimulando este ponto sensível da mão, é possível aliviar e tratar o problema original do corpo.
Durante os últimos 29 anos, este método tem se desenvolvido muito em seus aspectos teóricos e práticos, provando suas inúmeras vantagens, as agulhas são pequenas e mais finas, sendo introduzidas apenas 2mm de profundidade, portanto o desconforto do tratamento é minimizado. A velocidade e a intensidade dos seus efeitos são rápidas e impressionantes. As agulhas são inseridas em locais onde nenhuma estrutura vital pode ser atingida, não havendo risco de lesar qualquer órgãos ou vísceras, esporadicamente encontrado na acupuntura tradicional, a OMS reconheceu a importância de Koryo Sooji Chim em 47 tipos de doenças.
Para potencializar os efeitos do tratamento, os pacientes também aprendem a se tratar em casa, usando apongs e moxas.
_________________________________________

Quiropraxia

A descoberta da Quiropraxia é atribuída à DANIEL DAVID PALMER (1.845 ~ 1.913) – Nasceu em Port Perry, Ontário, Canadá.
Em Setembro de 1.895, Palmer conversando com o Sr. Lillard, porteiro do prédio onde trabalhava, observou um pequeno “calombo” na região cervical. O porteiro relatou que sofreu um acidente de trabalho à 7 anos atrás, então o Palmer propôs a fazer um ajuste, ouviu-se um estralo e a saliência desapareceu. Alguns dias depois Lillard relatou ter recuperado a audição, deste acontecimento nasce a Quiropraxia.
Em 1.906, com a ajuda do seu filho Barlet Joshua, mais conhecido como B. J. Palmer, fundou em Danverport – Iowa - USA, o “Palmer College of Chiropractic”.

Quiropraxia
Profissão da área da saúde, estabelecida mundialmente. Sem o uso de medicamentos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que dedica-se ao diagnóstico, tratamento e prevenção de dores e de outras alterações do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos desta desordem na saúde em geral. O tratamento utiliza-se principalmente de manobras manuais, orientação, exercícios e métodos físicos.

A Quiropraxia está fundamentada no conceito de que o organismo é dotado de uma capacidade natural de auto cura. Capaz de restaurar toda e qualquer anormalidade que de alguma forma possa impedir o organismo de manifestar a sua totalidade genética. Cicatriza um tecido lesionado, armazena substâncias metabólicas, elimina catabólicos, nos dá uma propriocepção perfeita para mantermos a melhor postura possível, nos diz quando temos sede, fome e sono. Sabe com uma precisão fantástica, quando e como deve multiplicar uma célula, produzir hormônio, aumentar a temperatura em apenas uma região do corpo, nos colocando em sintonia do micro até o macrocosmo.

Deficiência ou alteração de movimento na coluna vertebral e outras articulações causam irritação dos nervos obstruindo este sistema de comunicação ocasionando alterações no organismo causando sinais e sintomas de doenças. Destas “distorções articulares“ podem surgir dores, alteração da postura, degenerações como hérnia de disco, osteoartrose, etc.
Estas deficiências ou alterações de movimento (subluxação articular – pequeno deslocamento ou desvio) podem ser provocadas por movimentos bruscos, exercícios inadequados, má postura, vida extremamente sedentária, o stress do trabalho e do dia a dia.
Liberando a obstrução; os nervos voltam a conduzir de modo normal os impulsos neurológicos, restaurando a saúde do organismo.

Cerca de 75% das dores de cabeças são de origem cervicogênicas (problemas no pescoço).
O tratamento com a Quiropraxia, é mais eficiente e mais rápidos, com melhor relação de custo-benefício e possibilitando a volta do profissional as suas atividades normais num curto espaço de tempo para a maioria dos pacientes com dor nas costas, no pescoço, nos ombros, e dor de cabeça do tipo tensional.
Evita a cirurgia de hérnia de disco em mais de 60% dos casos.
Aproximadamente 95% dos pacientes atendidos com quiropraxia apresentam alterações e dores músculo-esqueléticas (dores nas costas, no pescoço, dor de cabeça, dores nos ombros, braços ou pernas) como queixa principal.
Fonte: NBCE: Job Analysis of Chiropractic, 2.000 - USA
______________________________________________