terça-feira, 22 de julho de 2008

Medicina Tradicional Chinesa

Yin Yang


Na China Antiga, as primeiras observações efetuadas levaram à conclusão de que a estrutura básica do ser humano era a mesma do universo. Partindo do princípio de que há energia cósmica (KI) em nosso corpo. Então todos os fenômenos da natureza foram classificados em dois polos opostos: Yin e Yang.
A teoria do Yin e Yang explica o aparecimento das doenças por um desequilíbrio entre Yin e Yang. Restaurar o equilíbrio relativo entre eles, é o princípio do tratamento a que se propõem as técnicas orientais. Para uma doença Yang, trata-se o Yin, para uma doença Yin, trata-se o Yang. Aquece-se o que é frio, esfria-se o que está quente.
Aqueles que apresentam como sintomas calor, transpiração excessiva, agitação interna, irritação, vermelhidão de faces, olhos vermelhos, sensação de queimação no estômago, muito dinamismo, sexualidade ativa pertencem ao Yang. E ao contrário os que apresentam sintomas opostas como o frio, palidez, preguiça, cansaço, sonolência, apatia, flacidez, impotência e frigidez correspondem ao Yin.
Não teríamos dia se não houvesse noite, não pode haver energia sem matéria, ou atividade sem descanso. Portanto, podemos concluir que Yin e Yang estão ao mesmo tempo em oposição e em interdependência.
Yin e yang são expressões do Ki, a energia vital. Ambos são forças essenciais à vida. em certos momentos é bom sermos ativos e energéticos. Mas também é essencial sabermos como relaxar e ficar quietos, recolhidos em nós mesmos. Para crescermos com harmonia necessitamos desenvolver nosso lado yin e nosso lado yang.
Em geral pessoa fisicamente passiva apresentará um estado mais yin, e fisicamente ativa um estado mais yang. Musculatura rígida é yang, e flácida é yin.
É bom para as pessoas de estrutura yang praticarem exercícios de alongamento. E, quando respirarem, devem procurar trazer o ar fundo em seu corpo, respirando também com o abdômen. O tipo yin precisa incorporar exercícios de força aos alongamentos, para gradualmente desenvolver sua força muscular. Executar exercícios físicos e respiratórios que movimentem sua caixa torácica.
______________________________________________________

Nenhum comentário: