Agrião
Nele se encontra cinco vezes mais ferro do que na couve, na alface ou no salsão. Mesmo sobre o espinafre, o agrião leva vantagem pela maior quantidade de ferro.
Uso Medicinal
O agrião é aperitiva, diurética, adstringente, anti-escorbútica (falta de Vitamina C), refrescante, tonificante, anti-diabética e depurativa.
Seu sumo é muito usado nas dermatites, eczemas, herpes, borbulhas, pruridos, pois depura e faz transpirar, o sumo também é benéfico nas litíases hepáticas e renais (areias e pedras).
O agrião combate o reumatismo, gota, artrite, inchaço nas glândulas linfáticas, debilidade do coração e nervos, bronquite, tuberculose e toda espécie de enfermidades catarrais, estomatite, gengivite e faringite.
O agrião tem apreciável quantidade de Iodo, cuja falta perturba o funcionamento da glândula tireóide causando o bócio.
Suco de agrião, na dose de 60 a 150g / dia, tem o poder de melhorar bronquites crônicas com expectoração, amenorréia, dismenorréia, anorexia, colecistite, colelitíase, debilidade cardíaca geral, dermatose, impurezas no sangue, neurastenia, vermes.
Em maceração o agrião é recomendado para anúria, anorexia, ascite, cardiopatias, edemas, hidropisia, nefrite.
O suco de agrião fervido com leite, em partes iguais, combate as enfermidades do peito; catarros pulmonares, tuberculose, reumatismo.
Tritura e esprema o agrião num pano. Para 300g de suco de agrião, coloca-se 400g de mel e ½ clara de ovo batida. Leve ao fogo e mexe-se sempre. Começando a ferver, remova a espuma, continue a ferver, ao subir, desligue o fogo. Côa-se, deixa esfriar e guarde em frascos. Toma-se 1 colher de sopa 4 vezes ao dia.
O suco de agrião, misturado com igual parte com suco de acelga, é eficaz contra cálculos biliares. Toma-se 1 copo, cada dia em jejum.
Um dos erros que muitos cometem é, pois o de comer só as folhas e desprezar os talos, que incorporam os mais importantes princípios desta verdura.
Como qualquer verdura destinada a ser comida crua, o agrião deve ser lavado bem, em água corrente.
Para retirar toxinas e agrotóxicos, mergulhe o agrião na bacia com água e carvão, onde este tem a propriedade de absorver as impurezas; deixar durante 30 minutos.
________________________________________________
terça-feira, 5 de agosto de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)